Colóquio – 27/09/2018 – 15:30-16:30 – U101

25/09/2018 12:04
 Palestrante: Filipe Ramos do Amaral
Sobre o Palestrante:  Técnico em Automação Industrial pela Escola Técnica Tupy (2005-2006). Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007-2012), onde participou, por dois anos, de projeto IC em transferência de calor, na análise numérica dos efeitos do processo cíclico (fases de injeção, resfriamento e desmoldagem) sobre o campo térmico transiente no interior das paredes de um molde. Mestrado (2013-2015) e Doutorado (2015-atual) em Engenharia Mecânica, ênfase em Aeronaves/Aeronáutica, pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, onde participou do projeto Aeronave Silenciosa, com experimentos em túnel de vento em ruído de eslate (adequação de setup experimental, caracterização da fonte acústica e propostas para redução de ruído), e da construção, operacionalização e caracterização de um túnel de vento de baixa turbulência e ruído acústico.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/8888791606775121

Título: Experimentos aeroacústicos em túnel de vento de seção fechada
Resumo: A pesquisa em aeroacústica vem crescendo exponencialmente nas últimas décadas e possui forte apelo, por exemplo, no desenvolvimento de aeronaves com menor emissão de ruído acústico visando principalmente o conforto das populações vizinhas aos grandes aeroportos. Os túneis de vento de pequeno e médio porte são ferramentas que possibilitam a realização de pesquisas em aeroacústica e aerodinâmica, por exemplo, de maneira confiável, eficaz e a um custo não tão proibitivo. Nesta apresentação serão abordados dois tópicos referentes a experimentos em túneis de vento conduzidos pelo Grupo de Aeroacústica, Transição e Turbulência (GATT), da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP-EESC). O primeiro tópico diz respeito à ensaios realizados no contexto, ou por consequência, do projeto Aeronave Silenciosa (uma parceria entre a Embraer e universidades), em ruído de eslate. Serão apresentadas as soluções adotadas para realizar experimentos aeroacústicos em um ambiente altamente reverberante de seção de testes fechada, bem como resultados de caracterização de ruído de eslate em uma série de configurações. O segundo tópico abordado versa sobre o projeto, construção e caracterização do escoamento de um túnel de vento de baixa turbulência, baixo ruído acústico e baixa velocidade (Ma < 0,2). Serão discutidas as soluções técnicas adotadas em cada seção do túnel de vento para atingir os objetivos propostos, bem como as dificuldades encontradas ao longo do projeto e construção das instalações. Resultados preliminares de caracterização do escoamento também serão exibidos.