Colóquio – 22/11/2018 – 15:15-16:15 – U101

14/11/2018 14:13
 Palestrante: Prof. Diego Alexandre Duarte (UFSC)
Sobre o Palestrante:   Possui doutorado e mestrado em física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduação em física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CCT). Atualmente é Professor Adjunto C1 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Campus Joinville) e líder do grupo de pesquisa intitulado Tecnologia de Superfícies, Revestimentos e Nanoestruturas. Tem experiência no crescimento de filmes finos, por meio de técnicas assistas por plasma, e desenvolvimento de células solares de junção sólido/líquido. Atua exclusivamente nas seguintes áreas: modelagem numérica de materiais e processos, deposição de óxidos por sputtering e investigação de propriedades óticas e eletrônicas de filmes finos.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/5418509402990754

Título: A física dos jogos eletrônicos e a comparação com o mundo real
Resumo: Os primeiros jogos eletrônicos foram desenvolvidos na década de 50 como parte de pesquisas realizadas por diversos cientistas da computação. No entanto, a tecnologia da época não permitiu a construção de jogos atraentes, limitando-se a consoles esteticamente complexos com jogos sem design gráfico e a falta de aplicação dos conceitos básicos da física. Com o avanço da tecnologia, os consoles adquiriram estruturas esteticamente mais chamativas e jogos compatíveis com a realidade, por meio da incorporação de gráficos sofisticados e conceitos da mecânica newtoniana e outras áreas da física. Estes e outros avanços fizeram dos jogos eletrônicos febre mundial entre crianças, jovens e adultos, tornando-se, inclusive, uma ferramenta para ensino de ciências. É com este objetivo que o presente trabalho investiga a física do jogos Super Mario World e Sonic The Hedgehog a partir das leis básicas da mecânica com auxílio do programa Tracker e confrontados com dados reais para analisar a afinidade dos jogos com a realidade. Este projeto, em desenvolvimento por dois estudantes do CTJ, foi apresentado no XII Encontro de Física do ITA, realizado em entre 2 e 6 de julho de 2018, em São José dos Campos (SP) e ganhou visibilidade mundial após as páginas MundoNintendo [1] e Manati Games [2] divulgarem o trabalho em suas páginas.

Referências

[2] http://www.manatigames.com/2018/06/21/super-mario-is-faster-than-usain-bolt-claims-physics-study-conducted-in-brazil/