Colóquio – 18/10/2018 – 15:15-16:15 – U101

15/10/2018 13:05
 Palestrante: Prof. Luizildo Pitol Filho
Sobre o Palestrante:  Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Chemical and Process Engineering – Universitat Rovira i Virgili (2007). Tem experiência nas áreas de: – Engenharia Química, principalmente em processos de separaçao envolvendo membranas, adsorçao e fluidos supercrìticos, e em petróleo e craqueamento catalítico; – Engenharia dos Materiais, principalmente na produção de membranas e microcápsulas poliméricas, utilizando ou não micromixers; – e Engenharia Ambiental, sobretudo na gestao de recursos hídricos. – Fenômenos de Transporte, principalmente Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor. Como recém-doutor, foi pesquisador contratado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Maribor, Eslovênia, de abril de 2008 a abril de 2009. Atualmente é professor colaborador da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/9098394611142005

Título: Como ensinar / aprender engenharia com Realidade Virtual?
Resumo: A Realidade Virtual (VR) já superou as barreiras da ficção e nos surpreende cada dia com suas aplicações. Há uma série de dispositivos que permitem isso e é natural que, quanto mais se assemelhe ao nosso mundo físico, mais convincente será o mundo virtual. Nesta palestra explicamos porque os equipamentos de VR e AR (realidade aumentada) são tão atraentes, mostramos os principais dispositivos existentes no mercado e damos uma prévia de como poderia ser o ensino em realidade virtual.

Para dar um gostinho, deixo uns vídeos curtos do nosso canal do Youtube: