Colóquio – 20/09/2018 – 15:15-16:16 – U101

11/09/2018 19:33
 Palestrante: Prof. Ernane Silva (UFSC)
Sobre o Palestrante:  Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), tendo realizado parte de seu doutorado no Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (INSA de Toulouse), França. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Transferência de Calor, tendo atuado principalmente nas áreas de Microfluídica e Refrigeração. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Joinville.

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/7374082991031189

Título: Microfluidica Gasosa e suas Aplicações
Resumo: Atualmente sistemas microeletromecânicos (MEMS) são utilizados em uma série de aplicações, que vão desde a área médica até a aeroespacial. Muitos desses sistemas operam com gases e apresentam dimensões da ordem do caminho livre médio entre as moléculas. Sob tais condições as equações clássicas da mecânica dos fluidos não são válidas e descrições moleculares do escoamento são necessárias. Além disso, coeficientes de acomodação, que descrevem a interação entre gás e superfície, precisam ser determinados. Escoamentos com características similares também ocorrem em outras aplicações cotidianas, como discos rígidos e compressores de refrigeração. Este colóquio tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos da microfluidica gasosa e explorar a sua relação com a dinâmica de gases rarefeitos, bem como discutir algumas de suas aplicações. Nesse contexto, serão apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Catarina e suas perspectivas.

“There’s plenty of room at the bottom.” – Richard Feynman